O que é ESG?

 O que é ESG?

Para entender a sigla, criada em 2004 por uma iniciativa ligada à ONU, é necessário o que a compõe, entendendo seu significado.

Environmental, ou ambiental, diz respeito às práticas corporativas relacionadas ao meio ambiente. Discussões sobre mudanças climáticas, diminuição da emissão de carbono, gestão de resíduos, uso de fontes renováveis… todas essas atitudes fazem parte desta categoria.

Social está relacionado à responsabilidade e ao impacto da empresa na comunidade que está inserida. Diz respeito a direitos humanos e leis trabalhistas, diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, e criação de um ambiente seguro e saudável para colaboradores e clientes.

Já governance, ou governança, está associado à ética da empresa, e a estrutura criada para atender de maneira eficiente as duas outras letras da sigla.

Então, o que é ESG? Basicamente, alinhar todo esse discurso ambiental, social e de governança com a prática corporativa.

Desta forma, ESG pode ser entendido como uma maneira de avaliar as práticas das empresas com base nas suas políticas ambientais, sociais e de governança. Também pode ser usado para investimentos, como uma espécie de critério de sustentabilidade: ao invés de olhar apenas para índices financeiros, os investidores podem observar as práticas ESG de companhias que estão interessados em aplicar.

Fonte: CNN Brasil.

Related post