Pong, o jogo que deu origem à indústria de videogames há 5 décadas

 Pong, o jogo que deu origem à indústria de videogames há 5 décadas

De uma garagem na Califórnia saiu em 1972 o jogo que abriria as portas da bilionária indústria dos videogames.

Na época, Nolan Bushnell e Ted Dabney haviam acabado de montar uma empresa de jogos de computador, à qual deram o nome de Atari.

E foi durante o exercício de treinamento de um dos novos engenheiros da companhia que nasceu Pong — basicamente, uma simulação simplificada de uma partida de tênis de mesa, o ping-pong.

“Na verdade, (o Pong) foi concebido como um projeto de treinamento para um dos meus engenheiros”, conta Bushnell, em entrevista à jornalista Louise Hidalgo, do programa de rádio Witness, da BBC.

“Continuamos mexendo com ele e fazendo pequenas melhorias. E uma das melhorias, de repente, tornou o jogo completamente divertido.”

O jogo em preto e branco, composto por duas barras verticais (raquetes), uma linha pontilhada (a rede) e um pequeno quadrado (a bolinha), tinha como objetivo usar a raquete para rebater a bola.

Bushnell ficou tão impressionado com o resultado que tentou vender a ideia para um cliente:

“A gente tinha um contrato com a Bally Manufacturing na época, para fazer um videogame de corrida de carro. E pensamos: (Pong) é tão divertido, talvez eles aceitem (o Pong, no lugar) para cobrir nosso contrato. E eles disseram: ‘Não, queremos o jogo de carro’.”

Ter a proposta recusada pode ter sido um banho de água fria na hora, mas não deteve o jovem executivo.

Bushnell convenceu um bar, chamado Andy Capp’s, em Sunnyvale, na Califórnia, a instalar o Pong em uma máquina de fliperama — daquelas que funcionam com a inserção de moedas.

E ao abrir o compartimento de moedas da máquina, que estava abarrotado, ele teve a confirmação de que de fato estava diante de algo maior:

“Em um jogo que funciona com moedas, você praticamente pode prever o sucesso dele, 100%, com base em quanto dinheiro as pessoas colocam”, explica.

“O padrão de excelência era que se conseguisse fazer US$ 20 por dia, daria muito dinheiro. E o Pong estava dando como retorno US$ 35, US$ 40, às vezes US$ 50, alguns dias. Estava tão acima do padrão de excelência que sabíamos que era um sucesso.”

Foi então que ele decidiu que a Atari fabricaria e venderia o jogo por conta própria.

“Nós tínhamos este jogo nas mãos e dissemos: ‘Sabe de uma coisa, nós podemos fabricar. E fabricamos 13. Vendemos, e fabricamos 45. Vendemos. E, como dizem, o resto é história.”

Como inicialmente não tinham a infraestrutura necessária, Bushnell lembra que tudo era um tanto caótico.

“Tínhamos muito mais pedidos do que éramos capazes de atender. Não tínhamos fábrica, não tínhamos processo, não tínhamos sistemas implantados, e éramos jovens, muito inexperientes, estávamos inventando à medida que avançávamos.”

A essa altura, ele havia transferido a empresa da garagem para um galpão, outrora uma pista de patinação, que se transformou em uma unidade de produção para fazer frente à demanda por Pong.

Reza a lenda que o jogo se tornou tão popular nos anos 1970 que causou uma escassez de moedas nos EUA.

Dois anos depois da criação do jogo de fliperama, a Atari desenvolveu uma versão do Pong para ser jogada em casa, com um console que podia ser plugado na parte de trás da televisão. Foi o início de uma revolução no mundo dos games.

Em 1975, Pong era um dos presentes de Natal mais procurados. E sua fama já havia atravessado o Atlântico.

Razão para o sucesso

“Foi um feliz acidente no espaço e no tempo”, avalia Bushnell.

Ele atribui o sucesso do jogo a alguns fatores, como o fato de permitir que as mulheres disputassem em igualdade de condições com os homens.

“Uma mulher podia derrotar um homem jogando Pong. E isso foi na época da liberação das mulheres. Era tremendamente empoderador para as mulheres.”

“Nos bares, começou a haver toda essa sociologia construída em torno do jogo em que era aceitável uma mulher desafiar um cara sentado no bar para jogar Pong”, afirma.

Além disso, o executivo acredita que havia algo hipnotizante no jogo.

“Uma vez que você jogava, tendo ganhado ou perdido, você praticamente tinha que jogar de novo.”

Fonte: Pong

 

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