post

O Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto – PISO tem sido exemplo para o segmento nacional de tecnologia e para a sociedade em geral de que é possível driblar a escassez de mão-de-obra com criatividade e empenho de boa parte da cadeia produtiva local de TI.

Desde 2014, o Polo, com o apoio do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo – SEPROSP, oferece cursos totalmente gratuitos de formação profissional para alunos de universidades de Ribeirão Preto e região que já cursam a área técnica. Ao final do treinamento, o objetivo é que todos sejam automaticamente contratados por empresas associadas.

“Os próprios empresários especificam demandas de suas empresas para que os cursos oferecidos estejam alinhados com as reais necessidades do mercado”, afirma Andresa Cantolini, CEO do PISO. Segundo a diretora, mais de R$ 450 mil já foram investidos pelas empresas para que o programa se tornasse esse sucesso. Cada treinamento tem, em média, quatro meses de duração e o polo já ofereceu seis, ao todo, totalizando 1.764 horas de aula.

Os resultados desses esforços são números que destoam de forma positiva para a realidade das empresas do resto do país: mais de 100 novos profissionais capacitados e contratados em apenas três anos. “Trata-se de uma conquista não somente para o setor, mas para a sociedade em geral visto que estamos fazendo nossa parte para que as empresas cresçam de forma sustentável, gerando empregos e produzindo cada vez mais”, complementa Andresa.

Em 2017, o PISO realizou dois cursos, sendo o primeiro na área de Atendimento ao Cliente e o segundo no setor de Desenvolvimento de Software, totalizando 40 alunos capacitados que já estão inseridos no mercado de trabalho. Em 2018, dois cursos de formação já tiveram início: um de Desenvolvimento e outro de Suporte e um terceiro deverá acontecer no segundo semestre. Além disso, dois cursos de atualização também estão previstos para esse ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>