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A sociedade tem evoluído muito mais rápido do que em qualquer outro momento da história, graças aos avanços tecnológicos e à popularização do acesso à internet.

Isso tem influenciado diretamente na forma como as pessoas compram e em suas relações com as marcas que consomem. Estamos nos referindo às tecnologias de atendimento, como o famoso e tão falado chatbot.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos o que são os chatbots para atendimento, como eles podem ser aplicados nas empresas e suas principais vantagens. Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto!

O que são chabots para atendimento?

Chatbot é um sistema de atendimento que interage com os usuários por meio de algoritmos de conversação. Seu nome faz referência à junção dos termos chat (conversa) + bot (robô), por isso também é conhecido como robô de atendimento.

A interação acontece por meio de textos e destaca-se pela utilização de uma linguagem simples e de fácil entendimento que facilita a comunicação entre os usuários com as marcas que consomem.

Como funcionam?

Os chatbots para atendimento são baseados em inteligência artificial, sendo capazes de conversar com seres humanos por meio de aplicativos de troca de mensagens, como o Messenger do Facebook, o WhatsApp, o Telegram, entre outros.

Para se ter uma ideia do quão evoluída essa tecnologia já está, existem alguns chatbots que conseguem reconhecer gírias e sotaques (no caso de sistemas de conversação por voz), possibilitando a fluidez e a personalização do atendimento.

Além disso, são capazes de interpretar o que os usuários descrevem e, por meio dos algoritmos (cruzando dados e tempo), podem até mesmo prever as necessidades e antecipar soluções.

Onde um chatbot se aplica?

Esses sistemas já fazem parte de uma realidade e têm garantido cada vez mais espaço nas empresas modernas, criando oportunidades de negócios tanto para organizações quanto para consumidores.

Entre as áreas em que os chatbots de atendimento têm sido implementados, podemos citar:

  • atendimento ao cliente;
  • captação e retenção de consumidores;
  • setor de suporte ao cliente;
  • setor de reclamações;
  • aquisições de produtos (vendas).

Entre muitos outros.

Lembrando que, em alguns casos, ao detectarem que o usuário necessita de um atendimento mais avançado, os chatbots encaminham o cliente para que seja atendido por um funcionário.

Quais são as vantagens desse tipo de atendimento para o negócio?

Aderir ao uso de chatbots proporciona diversas vantagens para o atendimento das empresas. A seguir, mostraremos as principais:

  • interagem com o consumidor sem utilizar uma linguagem repetitiva;
  • funcionam durante 24 horas por dia e a qualquer dia da semana, mantendo o setor de atendimento ativo em tempo integral;
  • reduzem custos com funcionários;
  • conseguem fazer a retenção de clientes insatisfeitos, pois identificam necessidades e conseguem oferecer soluções com agilidade;
  • são capazes de realizar vendas com precisão, já que analisam o histórico do cliente e identificam seu perfil de consumo, oferecendo produtos e serviços adequados.

Como as empresas têm se beneficiado do uso de chatbots para atendimento?

Antes de concluirmos, confira alguns exemplos de grandes organizações que têm utilizado os chatbots de maneira bem-sucedida.

Ebay

Com a finalidade de ajudar seus clientes a encontrar os melhores produtos, o Ebay desenvolveu o ShopBot. Trata-se de uma plataforma do Messenger do Facebook que permite que as pessoas realizem buscas rápidas sobre o inventário de itens da empresa.

Além disso, ele aprende com as escolhas feitas pelo usuário, enriquecendo cada vez mais seu banco de dados para que possa oferecer produtos baseados no perfil de consumo e aumentar as vendas.

Pizza Hut

A Pizza Hut utiliza um chatbot que permite ao usuário fazer pedidos via mensagem diretamente do Messenger ou do Twitter. Além disso, ele também acessa o histórico de pedidos para oferecer promoções personalizadas.

Como você pôde conferir neste artigo, os chatbots para atendimento são ferramentas modernas que têm gerado uma infinidade de soluções para as empresas. Utilizá-los em seu setor de relacionamento com o cliente pode trazer melhores resultados para a organização.

Via: http://blog.vortice.inf.br/o-que-e-o-chatbot-e-como-ele-pode-ajudar-a-sua-empresa-a-crescer/

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