post

A necessidade de oferecer um serviço de qualidade em TI é evidente: o mercado exige isso visto que a tecnologia está cada vez mais alinhada com as estratégias do negócio. Desta forma, modelos e boas práticas para direcionar a gestão da TI nas empresas se tornam fundamentais.

Criado no fim dos anos 1980 pela Central Computer and Telecommunications Agency, o framework Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma das principais referências mundiais para o gerenciamento eficiente de serviços de TI, contemplando todas as áreas de uma organização, tanto táticas quanto operacionais – e reconhecido mundialmente como referência de boas práticas no universo de TI.

Em resumo, o ITIL surge para garantir uma gestão eficaz cujo maior beneficiado é o cliente, que receberá serviços em conformidade com suas reais necessidades, contando com segurança, confiabilidade, bom desempenho e qualidade. Isso acontece pois o ITIL promove melhorias na produção e na prestação de serviços, gerando uma consequente satisfação do cliente. Com a biblioteca (assim chamada por possuir 5 livros complementares um ao outro) também é possível obter ajuda na melhor utilização dos recursos, o que acarreta em redução de custos.

As empresas que aderem às boas práticas, recebem ainda em troca, dentre tantas vantagens, melhor gestão de riscos do negócio e maior clareza de papéis e responsabilidade das equipes envolvidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>