post
Diretoria do PISO, Consinco e SUPERA: unidos em prol do mercado de TI e da sociedade em geral

Diretoria do PISO, Consinco e SUPERA: unidos em prol do mercado de TI e da sociedade em geral

Aconteceu hoje, dia 17 de julho, a solenidade de entrega dos diplomas dos 40 alunos que se formaram nos dois cursos de Tecnologia da Informação oferecidos no início do ano pelo PISO em parceria com o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo – Seprosp,

As capacitações em “Desenvolvedor Desktop” e “Suporte Técnico” fazem parte de ações do Polo para driblar a escassez de mão de obra do setor de TI da macrorregião de Ribeirão Preto, que, graças a esse empenho, tornou-se a que mais emprega profissionais da área em todo o país.

Os cursos totalmente gratuitos e direcionados para estudantes da área de Tecnologia, contaram com 300 horas/aula, abordando a essência do que é vivido no cotidiano das empresas associadas. Segundo Saulo Sousa, coordenador dos cursos, o programa já formou mais de 140 alunos, todos direcionados automaticamente para atuarem no mercado de trabalho. “O curso oferece conhecimento prático, tanto de programação quanto de atendimento e é esse o diferencial que faz o aluno chegar em um nível interessante que atenda as necessidades reais das empresas”, salienta.

Ainda de acordo com o coordenador, o programa visa benefícios que vão muito além das empresas, atingindo estudantes e sociedade em geral. “Esse programa é um sucesso e todos os alunos fazem parte disso e vêm para resolver aquele famoso dilema do mercado de trabalho que diz ‘eu preciso de experiencia para conseguir um emprego, mas preciso de um emprego para conseguir experiência’”.

Os treinamentos acontecem desde 2014 por meio do Centro de Capacitação Profissional, instalado na sede do PISO que está sediado no Supera Parque e cerca de R$ 500 mil já foram investidos pelas empresas associadas para que o programa obtivesse resultados positivos.

Matheus Amaro, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec de Mococa, foi um dos que se formou hoje. O aluno conta que a oportunidade oferecida pelo PISO é ímpar. “Fazia quatro anos que eu procurava uma chance na área de TI e não conseguia encontrar. Quando soube do curso de Desenvolvedor Desktop, arrisquei: pedi demissão do meu antigo emprego e resolvi tentar. Valeu a pena correr o risco”. O estudante já está trabalhando em uma empresa associada desde o primeiro semestre de 2018.

A história da Fabíola Gonçalves, de 26 anos, também é motivadora. Natural de Fortaleza, CE, veio sozinha para a região de Ribeirão Preto pensando em investir em seu futuro. Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec do município, ela encarou a rotina cansativa que teve de despender para concluir o curso de Suporte do PISO: ia às aulas pela manhã e emendava o dia com um emprego em um Shopping de Ribeirão Preto e com as aulas na faculdade, inclusive aos finais de semana. A estudante conta que já trabalhou em diversos setores, mas nunca no de TI, que é o que ela sempre buscou. “Essa oportunidade foi um salto. Eu queria muito algo na minha área mas não via luz por não ter experiência”. A estudante já foi encaminha ao mercado de trabalho em uma associada do PISO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>